domingo, 14 de março de 2010

Relatório do Avançando na Prática/TP2/Unidade 8/Seção2/Páginas 120 e 121

Essa atividade realizei com as minhas turmas de Língua Portuguesa e o poema: Serão de Junho de Augusto Meyer é bastante interessante para fazer com os alunos um trabalho de interpretação, por meio da leitura em voz alta. Então, preparei os alunos para lerem em voz alta da forma correta e segui as orientações do TP1(Unidade 2). Quando percebi que a grande parte dos alunos estavam seguros, sugeri uma atividade de interpretação do poema e resolvi dividir as turmas em equipes. Cada equipe, com 4 alunos e eles fariam sua interpretação do texto da forma que quisessem. Enquanto as equipes treinavam a pronúncia e decidiam a forma que iriam se apresentar, eu passava de equipe em equipe para orientá-los e prepará-los mais uma vez para essa leitura. Tendo em vista, que fazer leitura de poemas não é algo tão fácil e eles precisam ter a noção de onde devem pausar, suspender a voz para que o texto transmita ao público toda sua riqueza e não torne-se algo tão artificial.
O que os alunos tiveram mais dificuldade foi encontrar a entonação mais adequada para algumas situações do texto e senti a necessidade de auxiliá-los quanto a isso. Percebi que todas as equipes se esforçaram bastante para apresentarem um bom trabalho para a classe e os alunos que ficavam a assistir tornaram-se jurados e comentaristas das apresentações feitas pelos colegas. Em seguida, comentei todos os grupos que se apresentaram e pedi que eles se auto-avaliassem também.
Com essa atividade, mostrei para os meus alunos a importância que devemos dar as atividades orais, pois muitas vezes, preocupamo-nos tanto com a escrita e a oralidade é esquecida. Devemos considerar também o saber ouvir(situações de escuta) e isso implica no desenvolvimento da capacidade de compreender melhor, avaliar e responder corretamente ao que ouvimos. Todos os alunos gostaram bastante de se expressar para o grande grupo, de realizarem a auto-avaliação, apontando suas dificuldades e suas virtudes no trabalho feito. Já realizava atividades assim e percebi que são bastante enriquecedoras, principalmente para os alunos que tem uma certa dificuldade ou medo de se expressa, isso ajuda bastante.

Relatório do Avançando na Prática/TP2/Unidade 6/Seção1/Página51

Após ter explicado nas minhas turmas o que é Frase, quais são osTipos de Frases existentes. Utilizamos também o conto de Stela Maris Rezende: Parceria, para fazer uma leitura e interpretar os sentimentos das personagens, adequando a entonação da fala a cada situação proposta. O Avançando propõe uma atividade realmente excelente, para estimular a oralidade dos alunos. Em seguida, pedi que alguns alunos fizessem uma leitura em voz alta, dramatizando o trecho das duas amigas e o restante da turma ficaram responsáveis por avaliar o trabalho realizado pelos colegas. Depois disso, pedi que pronunciassem o nome de um colega da turma: RAFAEL, indicando na oralidade emoções das mais variadas possíveis e os alunos participaram com muito entusiasmo. Após isso, também avaliamos cada pronúncia dos alunos e se sua expressão estava correta ao que foi pedido antes. Dando continuidade, em uma segunda aula, solicitei no quadro que para cada situação eles indicassem o sinal de pontuação mais adequado a cada caso e demonstrei para a turma que os sinais de pontuação são muito pobres com relação a riqueza da entonação da fala. Fiquei satisfeita com a participação de todos os meus alunos nessa atividade e também por terem gostado da mesma. Além disso, comentei com eles a importância dos sinais de pontuação em um texto, como a vírgula, por exemplo.
No caso dessa aula, nos detemos aos sinais de exclamação, interrogação e reticências que tornaram-se pobres quanto à riqueza da linguagem oral. Enfim, são nessas atividades que percebemos em nossos alunos a capacidade que eles têm de se expressar e mostrar para nós que são capazes de realizar coisas que muitos duvidam. E essa confiança em nossos alunos deve partir de nós educadores, pois somos mediadores e também aprendemos bastante com nossos alunos. Levamos e construimos com eles o SABER.

sábado, 6 de março de 2010

TP2/AAA2/Aula 7/Criando o Poema (Unidade7)

Realizei essa aula com minhas duas turmas do Ensino Fundamental (6ª e 7ª Séries). Expliquei para eles o que é um poema, sobre a sua estrutura: rimas e estrofes. Para estimular ainda mais a produção, mostrei alguns poemas do AAA: Mar Azul (Ferreira Gullar) e Velocidade(Ronald Azeredo). Analisamos esses dois poemas, seguindo as questões do AAA2 e em seguida distribui uma folha de pape lpara que cada um fizesse o seu poema. Eles deveriam brincar com as palavras, fazendo com que elas lembrem objetos e idéias.
Produções do Alunos:
P P P P P
P P P P O
P P P O N
P P O N T
P O N T O
(Lucas Fernando/6ª Série C)
rio verde
rio verde, arco verde
rio verde, arco verde, barco verde
rio verde, arco verde, barco verde, marco verde
rio verde, arco verde, barco verde, marco verde, peixe verde.
(Talita Caroline/ 7ª Série C)

rio, terra
rio, terra, árvore
rio, terra, árvore, terra
rio, terra, árvore, terra, ar
rio, terra, árvore, terra, ar, terra
rio, terra, árvore, terra, ar, terra, ser humano
rio, terra, árvore, terra, ar, terrra, ser humano, terra
(Jonatas Pierre/ 6ªSérie C)

P P P P P
P P P P E
P P P E D
P P E D R
P E D R O
(Pedro/ 7ª Série C)

TP1/Relatório do Avançando na Prática/Unidade 4

Em aulas anteriores, mostrei para os meus alunos o que é a Intertextualidade, e apresentei exemplos de intertextos em imagens e textos. Hoje , 05 de Outubro de 2009 comentei nas turmas de 6ª e 7ª Séries, sobre a questão da influência dos nossos antepassados em nosso modo de ser, de agir e até de se vestir. Após essa discussão com o grupo, que participou bastante, solicitei uma pesquisa bastante interessante. Pedi que cada um observasse a fala de alguém mais velho de sua família, ou até de pessoas da comunidade onde vivem e trouxessem por escrito esses Ditados que deixam um ensinamento para nós. Alguns alunos trouxeram e outros não, mas socializamos assim mesmo:
  1. "A voz do povo é a voz de Deus."
  2. "Quem com o ferro fere, com ele será ferido."
  3. "Pimenta nos olhos é refresco."
  4. "Quem dá aos pobres, empresta a Deus."
  5. "Quem dá o que tem, a pedir vem."
  6. "O sol, nasce para todos."
  7. "O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada."
  8. "Mais vale um pásaro na mão do que dois voando."
  9. "Mais vale um amigo na praça do que dinheiro na caixa."
  10. "Quem tem boca vai a Roma."
  11. "De grão em grão a galinha enche o papo." Discutimos cada registro de fala e analisamos de forma coletiva o ensinamento trazido em cada ditado. Os próprios alunos falavam com segurança e já comentavam sobre o seu ensinamento. Também questionei com eles qual deles eram atuais e quais eram ultrapassados. Enfim, finalizamos a aula, percebendo que independente se esses ditos forem recentes ou não, todos são importantes para fazermos reflexão sobre nossas ações nos dias atuais.