Após ter explicado nas minhas turmas o que é Frase, quais são osTipos de Frases existentes. Utilizamos também o conto de Stela Maris Rezende: Parceria, para fazer uma leitura e interpretar os sentimentos das personagens, adequando a entonação da fala a cada situação proposta. O Avançando propõe uma atividade realmente excelente, para estimular a oralidade dos alunos. Em seguida, pedi que alguns alunos fizessem uma leitura em voz alta, dramatizando o trecho das duas amigas e o restante da turma ficaram responsáveis por avaliar o trabalho realizado pelos colegas. Depois disso, pedi que pronunciassem o nome de um colega da turma: RAFAEL, indicando na oralidade emoções das mais variadas possíveis e os alunos participaram com muito entusiasmo. Após isso, também avaliamos cada pronúncia dos alunos e se sua expressão estava correta ao que foi pedido antes. Dando continuidade, em uma segunda aula, solicitei no quadro que para cada situação eles indicassem o sinal de pontuação mais adequado a cada caso e demonstrei para a turma que os sinais de pontuação são muito pobres com relação a riqueza da entonação da fala. Fiquei satisfeita com a participação de todos os meus alunos nessa atividade e também por terem gostado da mesma. Além disso, comentei com eles a importância dos sinais de pontuação em um texto, como a vírgula, por exemplo.
No caso dessa aula, nos detemos aos sinais de exclamação, interrogação e reticências que tornaram-se pobres quanto à riqueza da linguagem oral. Enfim, são nessas atividades que percebemos em nossos alunos a capacidade que eles têm de se expressar e mostrar para nós que são capazes de realizar coisas que muitos duvidam. E essa confiança em nossos alunos deve partir de nós educadores, pois somos mediadores e também aprendemos bastante com nossos alunos. Levamos e construimos com eles o SABER.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário