Após essa roda de conversas, dividi a turma em grupos de três pessoas e solicitei que prosseguissem a conversa com seus colegas e anotassem os seus possíveis temas para produção. Nesse mesmo momento, eu passava pelos grupos fazendo questionamentos e deixando eles expressarem-se da maneira deles. Na aula seguinte, eu organizei a turma novamente em círculo e todos começaram a falar no que pensaram em escrever. Logo após isso, iniciaram produzindo os seus rascunhos e sempre que aparecia uma dúvida eles vinham me perguntar, seguiu-se assim até o fim da aula e me entregaram os rascunhos.
Durante uma leitura atenciosa dos textos, fui corrigindo-os e avaliando se havia coerência ou não. Alguns apresentaram a falta de coerência e fiz os ajustes necessários. Em uma terceira aula, devolvi os textos para os alunos e dei orientações para melhorarem a escrita, como: a coerência textual e a importância de uma releitura durante a escrita para organizarem melhor as idéias.
Após isso, peguei o texto de um aluno, sem identificá-lo e fiz algumas correções para o grande grupo, esclarescendo o que é a coerência em um texto, que para alguns ainda era algo confuso de entender, depois dali todos começaram a reescrever seus textos com mais cuidado. Ao final da aula, recebi todas as produções, fiz comentários para eles sobre a melhoria dos textos (depois que organizamos o rascunho do início) e enfatizei a importância de organizar as idéias antes de escrever seu texto.
Durante uma leitura atenciosa dos textos, fui corrigindo-os e avaliando se havia coerência ou não. Alguns apresentaram a falta de coerência e fiz os ajustes necessários. Em uma terceira aula, devolvi os textos para os alunos e dei orientações para melhorarem a escrita, como: a coerência textual e a importância de uma releitura durante a escrita para organizarem melhor as idéias.
Após isso, peguei o texto de um aluno, sem identificá-lo e fiz algumas correções para o grande grupo, esclarescendo o que é a coerência em um texto, que para alguns ainda era algo confuso de entender, depois dali todos começaram a reescrever seus textos com mais cuidado. Ao final da aula, recebi todas as produções, fiz comentários para eles sobre a melhoria dos textos (depois que organizamos o rascunho do início) e enfatizei a importância de organizar as idéias antes de escrever seu texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário