Nas minhas turmas do Ensino Fundamental II, realizei o Avançando na Prática do TP3(A inter-relação entre gêneros e tipos textuais) da Unidade 12, páginas 150 e 151. O Avançando na prática trabalha com o Texto Publicitário e entreguei jornais e revistas para a turma fazer essa atividade. Ao formarem suas duplas , pedi que cada dupla escolhesse um texto publicitário a seu critério. Com base nas aulas que eles tiveram distribui um roteiro com perguntas para responderem com relação ao seu texto. Eles fizeram toda a análise do texto: Qual o seu objetivo?, Qual o veículo utilizado?, Qual a linguagem utilizada?, Quais sequências tipológicas existem no texto?, Se o texto é apenas linguístico? e Qual o papel da linguagem não-verbal nos objetivos sociocomunicativos do texto?
Auxiliei cada dupla e após realizarem análises dos textos, as duplas apresentaram essas análises para o grande grupo, falando um pouco sobre seus textos e debatendo com os colegas de turma. Todas as atividades foram realizadas de forma conjunta, pois através dessa socialização a turma conseguiu apresentar bons trabalhos, desenvolvendo a oralidade, a capacidade crítica e a aprendizagem da língua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando nós lançamos mão de qualquer outro material didático( que não seja o livro)os alunos ficam mais interessados.As perguntas que você colocou foi bastante pertinete pois os conduziu a um entendimento melhor do texto que escolheram. Ainda são imaturos para análise individual, sua colaboração os ajudou bastante. Parabéns pelo trabalho. Abraços, Laise
ResponderExcluir