Assim que concluiram, alguns explicaram para seus colegas o seu percurso que fazem todos os dias para vir estudar. Também fiz com eles a Atividade 1, entreguei o texto Circuito Fechado(Ricardo Lemos) e pedi que relacionassem com suas lembranças. Boa parte das duas turmas já deduziram que o texto descreve o cotidiano de um homem de classe média, fumante, com hábitos de higiene,etc . Também retomei com eles a questão da Coerência Textual, pois o texto é formado por um conjunto de palavras soltas, porém ao se aprofundarem lendo o texto, perceberam que o texto apresenta sentido.
Questionei com eles quais palavras ou expressões serviram de pistas para eles compreenderem o texto. Os alunos citaram as seguintes palavras que sugerem a característica sobre o personagem do texto, como: creme de barbear,cueca, gravata,cigarro, relatórios, memorandos entre outros. Eles fizeram uma auto-avaliação de si mesmos sobre essas atividades do Gestar e falaram que estão aprendendo a cada dia mais, perdendo o medo e vergonha de se expressar, desenvolvendo a escrita e a socialização em grupos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário