sexta-feira, 18 de setembro de 2009

TP4/AAA4/AULA 7- Brincando de quebra-cabeça(Unidade 15)

Realizei a Atividade 1, em 17 de Setembro de 2009 com minhas turmas (6ª e 7ª Séries). De início, retomei a questão da Coesão Textual, conteúdo que já trabalhei durante o final do segundo bimestre com eles. E nessa atividade, explorei a capacidade de compreender a leitura após a investigação prévia do texto, fazendo uma ligação com os elementos de coesão presentes nos textos. Embaralhei os textos em envelopes e distribui pistas para cada grupo, essas pistas ajudaram cada grupo na organização dos textos, onde estão citadas várias classes gramaticais e elementos coesivos.
Aquele grupo que terminasse primeiro, começaria a leitura logo que todos concluissem. No quadro, deixei expostos quatro títulos diferentes para que eles relacionassem o mais adequado aos seus textos. No momento da apresentação dos grupos, solicitei que uma pessoa do grupo fizesse a leitura do texto para verificarmos se acertaram a ordem lógica. Grande parte das equipes cnseguiram montar seus textos corretamente e relacioná-lo ao seu título. Conclui a aula perguntando para eles :1-Qual foi a principal dificuldade nessa atividade?, 2-Se eles tinham gostado e o por quê? 3- e se não gostaram por quê?
Abaixo estão seus depoimentos:
1- Eu tive dificuldade para montar, porque não prestei atenção direito as pistas e assim que a professora me explicou como era, fomos conseguindo.
2- Sim, porque a aula fica mais divertida, passa rápido e ficamos preoupados em acertar o texto.
3- Eu não gostei muito porque o meu texto fez o nosso grupo pensar muito... mas mesmo assim acertamos.
Roberto, aluno da 7ª Série "C"
1- Eu não tive muita dificuldade não, porque a professora já tinha trabalhado isso conosco.
2- Sim, porque aprendemos muita coisa e a aula de hoje "foi sem igual".
3-Eu não gostei porque deveríamos ter mais aulas assim, e só temos de vez em quando.
Viviane, aluna da 6ª Série "C"




Meus alunos fazendo as atividades (...)


Apresentação de alguns alunos (...)















Nenhum comentário:

Postar um comentário