Depois que leram, coloquei a música Tempos Modernos para escutarem e pedi que um aluno recitasse a poesia de Vinícius de Moraes. Em seguida, solicitei que destacassem a palavra TEMPO em ambos os textos e atribuíssem a ela o seu sentido em cada uma daquelas situações. Após isso, analisei de uma forma geral o que cada um havia feito e todos chegaram a conclusão de que cada autor teve sua forma, ou melhor, seu estilo de falar sobre o mesmo tema.
Discutimos também o que tinha de semelhante e de diferente entre os textos, analisamos sua estrutura, o vocabulário usado, a clareza, rimas e cada detalhe do texto.
Ao concluir toda essa discussão e comentários dos textos, solicitei que cada um produzisse um parágrafo sobre a leitura dos poemas e o estilo de cada autor, porém alguns alunos escreveram bem mais que isso. Enfim, fizeram textos belíssimos e leram para toda a turma.
Laise, esse foi o momento de leitura dos textos deles.






Veja alguns textos deles...
São os tempos
Tempos de alegria, carinho e tudo em um conjunto. Falando nisso, lembramos dostempos de criança, onde éramos felizes, recebendo todo o afeto de nossos pais e parentes.
Era tão bom quando nós ficávamos no colo confortável das nossas mães, na caminha quentinha junto com ela. Mas, fazer o que não é? tudo foi bom enquanto durou, é o tempo, ele que nos faz crescer e chegarmos até onde nós estamos hoje: trabalhando, suando e nos cansando. Naquele tempo era assim, no tempo de criança, quem fazia a comida era a mamãe, quem botava a mesa era ela. O papai só trabalhava para dar o nosso alimento. Agora é nossa vez. Aquele que era tempo bom!
Alunas: Viviane e Priscila, 6ª Série C
O Tempo
Na vida tem tempo pra tudo
Tempo de rir e de brincar
Tempo de amar e de estudar
A vida é feita através de tempo
Cada coisa é feita no seu tempo
E não falo o tempo do relógio
Mas pra tudo tem um tempo
E nada é pra ser feito fora do tempo.
Aluna: Aline, 6ª Série C
Nenhum comentário:
Postar um comentário